O União dos Municípios da Bahia (UPB) comemorou os 50 anos de fundação da entidade no dia 18 de agosto, com um grande ato que contou a presença do o Governador Jaques Wagner, a presidente da UPB Maria Quitéria, o vice presidente institucional, prefeito de Ruy Barbosa, José Bonifácio, o vice administrativo, prefeito de Luis Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, o primeiro secretário, prefeito de Alagoinhas, Paulo César Simões Silva, o segundo secretário, prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão Santana, o segundo tesoureiro, prefeito de Juazeiro, Isaac Cavalcante de Carvalho, a vice prefeita de Salvador , Celia Sacramento representando o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto, deputados, secretários estadual, prefeitos, municipalistas, entre outras autoridades.
A ABM foi representada no evento por Tânia Portugal, membro da diretoria e ex-prefeita de São Sebastião do Passé, e recebeu homenagem como Instituição Parceira deste a criação da UPB na Bahia. Durante a cerimônia, foram lançados o selo e o carimbo dos 50 anos da UPB com a presença do diretor regional dos Correios da Bahia, Cláudio Moras Garcia. Durante um mês, o carimbo será aposto sobre o selo postal ou sobre a marca impressa em objetos de correspondências para circulação em âmbito nacional ou internacional.
Em seu pronunciamento, a presidente da UPB Maria Quitéria informou que o momento é de lutar pela causa municipalista. “Nosso maior desafio é aproximar os problemas dos recursos. Precisamos inovar e continuar avançando. Só conseguiremos atender aos anseios da sociedade se construirmos um pacto federativo de verdade”, destacou.
Na noite a UPB prestou homenagem à todos os seus presidentes, personalidades que contribuíram com os serviços prestados aos municípios, às instituições parceiras e personalidades com destacado papel na defesa do desenvolvimento local. Homenageou também seus funcionários que ao longo desses anos se dedicaram as pautas de interesse dos municípios.
A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, foi homenageada com um novo espaço que recebeu o nome da gestora, falecida no dia 24 de julho, e o Valentim Café. O local possui uma área com quatro gabinetes para atendimentos dos prefeitos e uma superintendência. Na ocasião, foi apresentado vídeo de depoimentos sobre o cinquentenário da UPB.