O Encontro Regional de Municípios da Região Sul teve início nesta manhã de sexta-feira (24) em São Leopoldo (RS), promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), no centro de eventos do município. Concomitantemente ao evento, ocorreu a abertura do segundo dia do Seminário Internacional da Rede FALP (Fórum de Autoridades Locais de Periferia) que segue até o sábado (25).
Esse é o quarto de uma séria de cinco eventos regionais que abordarão o tema “Novas Gestões, Novos Desafios”. Os encontros, patrocinados pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, visam debater o cenário atual com os prefeitos e prefeitas do país, além de aproximar as propostas da entidade aos municípios brasileiros, estreitando a relação dos mesmos com a União.
Em sua fala, na abertura do evento, o presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), explicitou o quanto é importante o FALP para a elaboração teórica, os debates e o aprimoramento nos governos para atender com políticas públicas as periferias dos municípios. O presidente também analisou o porque dos municípios serem os mais afetados pela crise, já que são eles que precisam dar conta diretamente de sua população.
Eduardo falou também do objetivo dos Encontros Regionais que vêm ocorrendo ao longo do ano, em que a principal pauta é a capacidade de gestão que as prefeituras precisam ter para lidar não só com a crise, mas para saber lidar corretamente com a sua população e não deixar nenhum item desassistido. Para concluir o presidente citou que esses encontros precisam deixar claro que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável não é apenas se preocupar com a defesa do meio ambiente, já que tem outros objetivos que também estão inclusos.
A deputada estadual Estela Farias falou sobre o início da idealização do FALP através do Fórum Social Mundial que aconteceu em Porto Alegre em 2002. E que é importante porque é através desses eventos que as comunidades de periferia apareçam e sejam pautadas nos municípios.
Para concluir, o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, deixou a cidade de braços abertos para sediar eventos como esses de outros países e receber pessoas de todas as nacionalidades. Vanazzi também falou que quer que a periferia faça parte dos grandes centros, que essas pessoas usem de seus direitos como habitantes nos municípios em que vivem. Finalizou clamando para que as pessoas militem pelos seus direitos para parar os retrocessos que estão ocorrendo no país.
Logo após a abertura ocorreu o painel “Direito à cidade: Habitat III e a Nova Agenda Urbana”. A mesa do debate foi composta pelo ex-prefeito de Porto Alegre, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro das cidades, Olívio Dutra, o prefeito de San Antonio de Areco, Francisco Durañona, o representante do bloco de luta pela Moradia, Beto e o Consultor do Instituo Polis, Rodrigo Iacovini. A mesa foi mediada pelo secretário de habitação de São Leopoldo, Nelson Spolaor.