Teve início nesta quinta-feira (17), o Encontro Nacional de Municípios – Edição Nordeste, promovido pela Associação Brasileira de Municípios, paralelamente ao 4º Encontro de Prefeitos da Bahia, da União dos Municípios da Bahia. A primeira atividade foi uma reunião de trabalho com o governo federal e as Prefeituras do estado que receberão a Tocha Olímpica, com a presença do Ministro do Esporte, George Hilton. O presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira e a presidente da UPB, Maria Quitéria, acompanharam a reunião.
“Esse trabalho está sendo muito importante porque está unindo o país. A tocha vai unir o Brasil e tem essa característica de ascender a chama de um país plural. No momento em que o país precisa estar unido, a chama vai nos aproximar e superar todas as crises. Quando unidos somos grande”, disse o ministro.
Sobre as políticas públicas na área do Esporte previstas para os municípios ele informou que o Governo Federal entregará uma lei de diretrizes e bases no esporte que os gestores deverão seguir, além de devolver nas escolas do Brasil atividade física obrigatória. “Vamos fazer dessa nação uma atividade física permanente e isso começa na escola. A presidente Dilma apoiou essa lei de diretrizes para combater o sedentarismo”, informou o ministro que deseja interiorizar equipamentos esportivos nos pequenos municípios. “Temos quer ter um foco nessas cidades. Prorrogamos a lei de incentivo ao esporte até 2022 e chamamos o setor empresarial para uma discussão na Bahia. 1% das empresas pode ser empregada no esporte. Vamos convocar as empresas da Bahia para participar, esse é o melhor momento de aplicar no esporte”.
O Secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Olavo Noleto agradeceu a UPB e ABM por acolherem nesse encontro o trabalho da tocha olímpica. “O Brasil conquistou o direito de sediar os jogos olímpicos. Avançou no combate a desigualdade, combate a fome e esse Brasil potência começa a se destacar em tudo. Temos problemas mas não podemos nos diminuir. Nada melhor para unir os povos e mostrar esse país enorme com o esporte. Quando o comboio passar pelos municípios, maior do que esse aparato todo estará jornalistas. E esses jornalistas vão contar a história de sua cidade”. E fez um convite à Maria Quitéria, presidente da UPB para juntar todos os prefeitos da Bahia para receber a tocha olímpica.
Para Quitéria, “é uma emoção muito grande participar de uma olimpíada nesse país. É mais do que uma vitrine da democracia no mundo. Um momento histórico e estamos abraçando esse momento. Somos movidos a desafios. É uma oportunidade de mostrar a melhor imagem do Brasil para o mundo. Não é só um momento de passagem, mas de superação. Precisamos renovar, darmos a mão para um país melhor”.
Entre os representantes do governo federal estavam presentes o assessor especial do Ministério da Justiça, Cristiano Barbosa Sampaio, do Turismo, Jun Yamamoto, Cultura, Adriano De Angelis, o deputado federal Marcio Marinho (presidente da Comissão de Esporte da Câmara), o secretário de Esporte, Trabalho, Emprego e Renda, Álvaro Gomes, o diretor executivo do comitê organizador Rio 2016, General Marco Aurélio Costa Vieira, o assessor para grandes eventos do Ministério da Defesa, General Luiz Felipe Linhares, e o diretor da ABIN, Saulo Cunha.
Também presentes os prefeitos de Capim Grosso, Itacaré, Paulo Afonso, Porto Seguro, Riachão do Jacuipe, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença, Floresta Azul e Vitória da Conquista. A chama do maior evento esportivo do mundo chega ao Brasil em maio de 2016, levando a mensagem de paz, união e amizade aos quatro cantos do país.
Tocha
A tocha começará sua viagem por todo território nacional em Brasília, onde chegará em maio de 2016, com destino final na sede dos Jogos, o Rio de Janeiro. No total, o objeto percorrerá cerca de 300 cidades de todos os estados do Brasil.
O evento da rota é realizado em uma parceria dos governos municipais, estaduais e federal, além do Comitê Rio 2016 e os patrocinadores do revezamento, que decidem o trajeto e os condutores. Entre Brasília e Rio de Janeiro, foram selecionados 82 cidades para a tocha pernoitar. Em cada uma delas, haverá shows musicais nacionais e outras atrações para celebrar a passagem da tocha olímpica.
O Brasil será o primeiro país da América do Sul a sediar as Olimpíadas e Paralimpíadas. O Fogo Olímpico será aceso na Grécia e depois virá para Brasília, de onde será levado por todo o Brasil.
O 4º Encontro de Prefeitos e o Encontro Regional de Municípios do Nordeste é realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e Associação Brasileira de Municípios (ABM) e conta com o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado da Bahia, Sebrae, Caixa, BNDES, Correios, Banco do Brasil, Funasa, SESI, Coelba, Bradesco, EGBA, Braskem, Conishi e Grupo A Tarde.
+ABM discute o pacto federativo com prefeitos de norte a sul do País
Fonte: ABM e UPB