A Associação Brasileira de Municípios (ABM), o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e Rede Estratégia ODS já começaram a estruturar nova parceira para ampliar o trabalho de implantação da Agenda 2030 nos municípios. Representantes das três entidades estiveram reunidos para alinhar as diretrizes do novo projeto.
Segundo Gilmar Dominici, vice-presidente de Relações Institucionais da ABM, a reunião foi para pensar projetos para o próximo ano, tendo como referência as Oficinas virtuais realizadas em 2021. “A ideia agora é aterrizar nos municípios. Para as cidades que participaram das Oficinas de divulgação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e se interessaram, vamos realizar reuniões presenciais para discutir estratégias de implantação dos ODS alinhado ao planejamento institucional”.
A mesma linha de raciocínio foi apresentada por Zuleica Goulart, do PCS. “Queremos fortalecer e potencializar a parceira com a ABM. Estamos buscando caminhos para atuar mais diretamente nos municípios. Vamos ampliar esse esforço colaborativo e apoiar cada vez mais a implantação dos ODS nos municípios”, destacou.
Oficinas
Foram realizadas cinco etapas virtuais das Oficinas ABM de Desenvolvimento Urbano Sustentável. No total foram 593 inscrições de 345 cidades.