O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu Pereira, participa no dia 29 de outubro, às 19 horas, do lançamento do Laboratório de Cultura Digital (Lab), durante o Encontro Latinoamericano de Cultura Digital, em Curitiba.
A iniciativa do Ministério da Cultura e da Universidade Federal do Paraná busca com a experimentação formular e desenvolver de forma colaborativa tecnologias digitais livres. Com foco em Pontos de Cultura, agentes, organizações e redes culturais, o Lab disponibiliza sítios, sistemas de gestão do conhecimento, mapas culturais, ferramentas de democracia digital e de mobilização online.
De acordo com o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, o evento é uma oportunidade de conhecer ferramentas que sejam úteis para os municípios. “O Sistema Nacional de Cultura exige um maior protagonismo por parte das gestões na coleta de dados e sistematização, referentes à produção cultural de cada cidade. Para isso, é preciso dispor de ferramentas digitais e a ABM está estudando as possibilidades nessa área para dispor de apoio e formação aos municípios”, avalia.
Lab
Novos movimentos sociais, cultura viva, midialivrismo, articulação comunitária, atuação em redes, juventude e os desafios da colaboração. A educação popular permeando o ensino formal e rompendo os muros da Universidade. Tecnologia, protagonismo, eco-protocolos, autonomia, soberania, emponderamento e os novos arranjos sociais e econômicos na sociedade do conhecimento. Estas são questões que instigam e inspiram a formação do Laboratório da Cultura Digital, um projeto de experimentação para a formulação e desenvolvimento colaborativo de tecnologias digitais livres e comunicação compartilhada.
Com foco nos Pontos de Cultura, agentes, organizações e redes culturais, o Lab disponibiliza sítios, sistemas de gestão do conhecimento, mapas culturais, ferramentas de democracia digital e de mobilização online para potencializar as organizações e fortalecer articulações autônomas, em rede e distribuídas.
Programação Encontro Latinoamericano de Cultura Digital.
Terça-feira, 29/10
-10 horas : Reunião da Ação Cultura Digital
-19 horas: Lançamento do Laboratório de Cultura Digital * Debate “Ativismo, redes e ruas: a inteligência coletiva e as novas tecnologias” Com membros da Associação dos Blogueiros Tunisinos, Occupy Wall Street, Asamblea Exiliados por la Educación de Mercado, Movimento Passe Lívre, Midia Ninja, Pueblo Hace Cultura, Coletivo Soylocoporti.
-Quarta-feira, 30/10
Ciclo de Cultura Digital
* Local: Laboratório do Campus de Comunicação Social da UFPR – Rua Bom Jesus, 650, Juvevê
Oficinas
As oficinas são gratuitas e as inscrições limitadas. Leve seu computador! Inscreva-se aqui.
* 9 às 12 horas – Rede Livre: como criar seu site, blog ou portal e inserir conteúdo multimídia
* 14 às 18 horas – Ferramentas web para potencializar sua rede: gestão de contatos e sistemas de mapeamento colaborativo
* 14 às 18 horas – Empoderamento e cidadania: democracia digital e mecanismos de participação online.