A Associação Brasileira de Municípios (ABM) esteve presente no 1º Encontro Nacional “Eu Sou Catador”, que aconteceu em Brasília entre os dias 23 e 25 de agosto. O evento, promovido pelo Movimento Nacional Eu Sou Catador (Mesc), reuniu catadores e catadoras de todo o país para debater o cenário atual do setor de reciclagem no Brasil e seus desafios.
O evento teve como objetivos discutir a realização de um diagnóstico nacional da categoria, a valorização dos serviços ambientais prestados e a ampliação do acesso aos recursos financeiros para o setor de reciclagem. Segundo o Mesc, o Brasil tem aproximadamente de 800 mil catadores, mais da metade atua exclusivamente na área.
O diretor executivo Eduardo Tadeu representou a ABM na mesa “Os desafios da inclusão de catadores e catadoras no atual marco legal”. Na ocasião, destacou a importância dos catadores e catadoras para a gestão dos resíduos sólidos nos municípios e defendeu a necessidade de garantir condições adequadas de trabalho e renda aos trabalhadores do setor. Além disso, ressaltou o papel da ABM como articuladora entre os municípios e o movimento nacional dos catadores e catadoras, buscando fortalecer as políticas públicas voltadas para a inclusão social e produtiva da categoria.