A Associação Brasileira de Municípios (ABM) vai participar, a partir da próxima semana, das reuniões semanais do Unidos Pela Vacina, com o objetivo de auxiliar e apoiar o movimento na relação com as prefeituras nos Estados.
A parceria foi definida em reunião da diretoria da entidade com a empresária Luiza Helena Trajano, ocorrida na tarde de quarta-feira (14). Estiveram representando a ABM, os prefeitos Ary Vanazzi, presidente, Adinan Ortolan, vice-presidente, Marcos Santana, secretário geral, Moema Gramacho, presidente do Conselho Deliberativo, os diretores Eduardo Pereira e Gilmar Dominici e o vereador Gilson Pelizaro, de Franca.
Segundo a empresária, o Unidos Pela Vacina tem, entre as suas premissas de trabalho, manter um constante diálogo com todas as esferas de governo. Deixou claro que o movimento não irá comprar vacinas, mas sim, auxiliar os Estados e municípios na preparação da infraestrutura necessária para acelerar o processo de imunização. “A vacinação é responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Precisamos ressaltar a sua importância e seu potencial. Temos um dos melhores sistema de saúde do mundo. Temos e vamos fortalecê-lo”.
A entidade acabou de realizar um amplo levantamento com as prefeituras, onde foi possível levantar as principais carências. O material será disponibilizado e analisado pela ABM. “Nossa intenção é apoiar os municípios para acelerar a vacinação. Todo apoio é importante. Somos um movimento apartidário e focado nas soluções”, ponderou a empresária.
O presidente da ABM considerou a reunião bastante produtiva. Vanazzi ressaltou a importância do trabalho desenvolvido até o momento pelo Unidos Pela Vacina. Disse que a entidade vai auxiliar o movimento na articulação com as prefeituras nos Estados brasileiros. “Vamos trabalhar em parceria, apoiando o esforço que está sendo desenvolvido e auxiliar no planejamento dos próximos passos”.
Unidos Pela Vacina
É um movimento da sociedade civil que reúne entidades, empresas, associações e ONGs, unidas por um único propósito: tornar viável vacinar todos os brasileiros até dezembro de 2021. A mobilização surgiu por iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, para engajar a sociedade, em conjunto com empresários de todo o Brasil.
As premissas que referenciam o trabalho do movimento são:
1 – Movimento apartidário e sem interesses comerciais;
2 – Gerar engajamento com foco na solução;
3 – Não reclamar nem procurar culpados;
4 – Olhar para a frente, o que pode ser feito no futuro;
5 – Dialogar com os governos em todas as esferas;
6 – Estar aberto às mudanças ao longo do caminho para fazer melhor e mais rápido.