Encontro Estadual realizado em Belo Horizonte concluiu etapa de encontros no estado
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, destacou na manhã desta sexta-feira (29) os investimentos do governo federal em áreas prioritárias para a população, como saúde e educação. Segundo ela, o programa Mais Médicos recebeu a adesão de 547 municípios. “Também na área da saúde, não posso deixar de falar das unidades de pronto atendimento, as Upas. Em 2010, MG tinha 8 Upas em funcionamento. Hoje são 31 e outras 76 estão em construção. Um investimento de mais de R$ 150 milhões”, afirmou.
A ministra Ideli participou na manhã desta sexta-feira (29) da IV Etapa do Encontro com Prefeitos e Prefeitas de Minas Gerais, encerrando o ciclo de eventos realizados no Estado com o objetivo de aperfeiçoar a relação com os entes federados. As etapas anteriores foram realizadas em Uberlândia, Juiz de Fora e Montes Claros. O último encontro no plano nacional será na segunda-feira (2) com os prefeitos de Pernambuco. A iniciativa tem o patrocínio do SEBRAE e da Caixa Econômica Federal.
Na abertura do evento de Belo Horizonte também estavam presentes o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, parlamentares federais e estaduais e outras autoridades. Durante todo o dia, técnicos dos principais ministérios do governo federal atendem reservadamente os gestores municipais nas Salas de Atendimentos Individualizados. Na programação do Encontro, também são realizadas palestras sobre políticas para a Saúde.
Para o ministro Pimentel, a relação federativa melhorou no país nos últimos tempos. “Um evento como este por exemplo, era impossível há pouco tempo atrás. A entrega de máquinas para todos os municípios com menos de 50 mil habitantes. É inédito. Um programa como o Mais Médicos, com os profissionais lá na ponta, onde se mais precisa. É inédito. Isso era inimaginável e está acontecendo hoje. É certo que temos muita coisa para melhorar e corrigir. Há um longo caminho a percorrermos e o governo federal está atento. Voltado para resolver os problemas dos municípios.”, disse.
A ministra Ideli lembrou ainda os números do programa Minha Casa Minha Vida, com mais de 20 bilhões em investimentos e quase 300 mil unidades contratadas. Destas, quase 200 mil já foram entregues.
Pauta no Congresso – A ministra Ideli chamou atenção dos prefeitos mineiros para a pauta municipalista em tramitação no Congresso Nacional. Entre eles a questão da alteração da lei sobre o ISS, para que seja válido a partir do ano que vem. “Precisamos de um esforço do Congresso para aprovar essas alterações o quanto antes e assim beneficiarmos os municípios, que são os que mais precisam dessa correção”, disse.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu Pereira, os encontros têm sido uma ferramenta importante para o aprimoramento do pacto federativo e oferta de assistência técnica aos municípios. “É um momento de aproximação do diálogo entre os municípios e o Governo Federal. A ABM tem buscado garantir mais capacidade e melhores condições aos municípios e essa iniciativa é uma forma de oferecermos apoio na viabilização e andamento dos projetos em parceria com a União”.