Tem início na terça-feira o novo ciclo das Oficinas ABM – Os ODS nas Gestões Municipais. A primeira atividade virtual será nos dias 5 e 6 de abril com os gestores públicos do Estado do Ceará (CE). A programação foi reformulada, abrindo espaço para a participação de prefeituras para apresentar as experiências na estruturação de políticas públicas de sustentabilidade.
A coordenação do evento será realizada por Eduardo Tadeu Pereira, Diretor Executivo, e Gilmar Dominici, vice-presidente para Assuntos Institucionais. A atividade é realizada em parceria com a prefeitura de Francisco Morato (SP), Estratégia ODS, Programa Cidades Sustentáveis, União Europeia e Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia.
Inscreva-se:
https://abm.org.br/oficinasabm-ce/
Programação
Dia 5 de abril (terça-feira)
- Mesa de abertura com dirigentes da ABM e convidados
– Ary Vanazzi, Presidente da ABM
– Eduardo Tadeu, Diretor Executivo da ABM
– Representante da União Europeia
- Apresentação dos participantes da oficina via chat e interação por Mentimeter
- Apresentação da ABM e da importância de planejar as ações do município com base nos ODS
– Gilmar Dominici – Vice-presidente de Relações Institucionais da ABM
- Apresentação vídeo da ONU – Agenda 2030
- Apresentação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
– Eduardo Tadeu – Diretor Executivo da ABM
- Apresentação de experiência do município de Francisco Morato/SP de alinhamento de PPA alinhado aos ODS
– Renata Sene – Prefeita de Francisco Morato/SP
- Fechamento do debate e encaminhamentos para o dia seguinte
Dia 6 de abril (quarta-feira)
- Encaminhamentos do dia anterior 10 minutos
- Apresentação da plataforma do Programa Cidades Sustentáveis
– Zuleica Goulart – Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis
- Apresentação da experiência concreta de um Município integrante do Programa Cidades Sustentáveis
- Apresentação do Pacto Global de Prefeitos pelo clima e a Energia
– Valentina Falkenstein – Coordenadora do Helpdesk do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM Américas)
- Apresentação da experiência de Serra Talhada/PE no Pacto Global de Prefeitos (GCoM Américas)
– Sandino Lamarca – Diretor de Projetos da SEMMA Prefeitura de Serra Talhada/PE
- Apresentação do repositório e banco de boas práticas
– Jucilene Leite Rocha – Integrante da Estratégia ODS
- Apresentação experiência da prefeitura de Santos/SP
– Suzete Faustina Santos – Chefe do Departamento de Políticas de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Santos/SP
– Fabio Tatsumi Maehiro – Coordenador do Comitê ODS de Santos/SP
- Convite para os municípios aderirem à PCS, Estratégia ODS e Pacto Global de Prefeitos Pelo Clima e a Energia
- Encerramento da Oficina.