Como parte das atividades de seguimento do Pacto Global para Migração (GCM), o Escritório Regional da Organização Internacional para as Migrações (OIM) está promovendo um ciclo de sessões para intercâmbio de boas práticas entre governos nacionais e locais, sistematizadas no Repositório de Práticas da Rede das Nações Unidas sobre Migração. O primeiro encontro do ciclo está agendado para o dia 26 de setembro de 2023, às 11h (horário de Brasília), e será realizado no formato virtual, abordando o tema “Redução de Vulnerabilidades na Migração”. O evento será conduzido no idioma espanhol.
O Pacto Global para Migração (GCM, da sigla em inglês) é o primeiro acordo intergovernamental, elaborado sob os auspícios das Nações Unidas, que abarca todas as dimensões da migração internacional de forma holística e integral. O GCM enumera 23 objetivos para a ação dos Estados Membros que pretendem abordar os desafios relacionados com a migração contemporânea, reforçado por um conjunto de dez princípios, transversais e interdependentes.
Como forma de garantir a eficácia e coerência do processo de implementação, revisão e seguimento do GCM, se criou a Rede das Nações Unidas sobre Migração.Dentre suas atividades, a Rede organiza e mantém o Repositório de Práticas, com o objetivo de promover a implementação dos objetivos por meio da Gestão do Conhecimento, o intercâmbio de informações relevantes em matéria de migração, além da identificação de boas práticas e lições aprendidas.
Nesse sentido, estendemos o convite aos municípios associados à ABM, para quem tiver interesse de participar. As insrições devem ser feitas pelo link: https://iom-int.zoom.us/