No dia 22 de junho, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) realizou a primeira reunião da nova diretoria (biênio 2023-25), de modo presencial com transmissão on-line para aqueles que não puderam comparecer. Durante a reunião, o presidente Ary Vanazzi pontuou as prioridades da ABM diante do novo contexto federativo, que é levar os programas e projetos criados pelo Governo Federal aos municípios, restaurar a relação federativa, pautar o executivo sobre os temas estratégicos, como o piso da enfermagem, e fortalecer o municipalismo brasileiro.
O prefeito de Cordeirópolis/SP, José Adinan Ortolan, e a ex-prefeita de Valparaíso/GO, Lucimar do Nascimento, endossaram a fala do presidente e enfatizaram a importância da ABM no retorno da relação federativa, principalmente após Governo Federal acatar a ideia da entidade de criação do Conselho da Federação.
Além disso, o prefeito de Santo Antônio da Alegria/SP, Ricardo Sobrinho, falou do trabalho da ABM frente ao Piso Nacional da Enfermagem e da reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. A pasta reconheceu inconsistência no rateio do piso e disponibilizou uma plataforma para que estados e municípios apresentem os reais números da enfermagem. O cadastro deve ser preenchido até o dia 29 de junho. O prefeito de Carmo de Cajuru, Edson Vilela, por sua vez, mostrou a importância das Parcerias Público-Privada (PPPs) no município. Os contratos, e especialmente a gestão, propiciaram desenvolvimento sustentável à cidade, com sistemas inteligentes de segurança e produção limpa de energia.
Contudo, o ponto máximo do encontro foi participação do secretário especial de Assuntos Federativos da Presidência da República, André Ceciliano. Ele anunciou o retorno de importantes programas e investimentos, como em infraestrutura e na retomada dos programas “Minha Casa Minha Vida” e “Mais Médicos”. Há otimismo em relação à economia, principalmente pela resposta positiva do mercado e pelo crescimento dos programas de distribuição de renda, possibilitando poder de compra aos brasileiros. Outra importante colocação é o atendimento aos prefeitos: em equidade, independentemente da posição política.
Houve ainda a participação do jornalista Jefferson Ribeiro, com notícias positivas sobre o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), com repasses similares ao ano passado, com tendência de manutenção.
Por fim, o diretor executivo da ABM, Eduardo Tadeu, anunciou o IV Encontro Nacional de Municípios, que será realizado nos dias 7 a 9 de novembro de 2023, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento é gratuito para todos os participantes e visa promover o diálogo e a troca de experiências entre líderes e representantes de todo o país. Para tanto, anunciou reunião preparatória com todos os diretores da ABM e prefeitos (as) e gestores (as) de relevância para delimitar as palestras/workshops do evento e apresentar a programação prévia. A reunião ocorrerá no 19 de julho, quarta-feira, às 14h.