A Associação Brasileira de Municípios (ABM) se reuniu com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para discutir o piso nacional da enfermagem. O prefeito de Santo Antônio da Alegria/SP, Ricardo Sobrinho, representou a ABM e afirmou que o Ministério da Saúde reconheceu a inconsistência no sistema de rateio para aplicação do piso nacional da enfermagem.
“O ministério decidiu aguardar uma redefinição e abriu uma plataforma para que estados e municípios apresentem os reais números da enfermagem. Essa plataforma deve ser preenchida até o próximo 29 de junho. Uma medida urgente para readequação e efetivo cumprimento do piso nacional da enfermagem,” afirmou o prefeito.
A ferramenta foi desenvolvida pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), e está integrada ao sistema InvestSUS, acessível a todos os prefeitos e governadores. O objetivo é atualizar a base de dados para definir o rateio da contribuição federal para o pagamento do piso da categoria. A iniciativa do Ministério da Saúde é fundamental para garantir que o piso nacional da enfermagem seja aplicado de forma justa e adequada.