O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), foi recebido nesta quarta-feira, em Brasília, pelo embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, que estava acompanhado do presidente da Federación Argentina de Municípios (FAM), Fernando Espinosa.
As duas entidades municipalistas firmaram um termo de cooperação para envolver os municípios dos dois países em ações de desenvolvimento sustentável na América Latina, também pelo fortalecimento da democracia e pauta ambiental e maior integração regional entre as prefeituras. “Foi uma agenda importante, uma boa conversa sobre a situação dos municípios dos dois países, os problemas em comum e como vamos trabalhar integrados e em colaboração. Vamos marcar uma visita ao país vizinho para apresentar a gestão da ABM, nosso projeto de cidades inteligentes e na área de inovação tecnológica e conhecer de perto as atividades desenvolvidas pela FAM”, relatou o prefeito Vanazzi.
A delegação da entidade Argentina está no país desde segunda-feira, com atividades e assinatura de cooperações com outras entidades, incluindo o Consórcio da Grande ABC, de São Paulo, que atua em projetos de desenvolvimento para qualificação de trabalhadores e desempregados. São Leopoldo já atua neste projeto em parceria com o consórcio ABC com bons resultados.
CARTA AOS PRESIDENCIÁVEIS
Vanazzi também participou de reunião interna da ABM para, entre outros assuntos, elaborar um documento a ser remetido aos candidatos a presidente da República. “Neste documento estamos defendendo a retomada do pacto federativo com maior investimento nos municípios e queremos comprometimento em relação a esta e outras questões, principalmente ampliação da participação dos municípios na receita nacional.”