Nos dias 12 e 13 de agosto, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) em parceria com o Sebrae promoveu uma capacitação na sede da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte. O curso teve a finalidade de orientar os servidores de diversas microrregiões de Minas Gerais sobre a simplificação dos licenciamentos ambientais municipais.
Além dos temas relacionados à gestão sustentável do meio ambiente, a programação contou com palestras direcionadas ao empreendedorismo municipal. Foram apresentados os meios de desburocratização para simplificar e reduzir o tempo e o custo na abertura de uma empresa e sistemas como a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
O consultor da ABM, Daniel Ravanelli, responsável por ministrar o curso, elogiou a AMM pela iniciativa de promover treinamentos voltados para a formação de multiplicadores, uma vez que o projeto não tem capacidade de atender todos os municípios do país. “A AMM é a primeira associação a se interessar em difundir o conhecimento nos municípios por meio dos projetos oferecidos pela ABM e o Sebrae. Os temas abordados são variados e importantes para auxiliar os servidores a lidar com a simplificação dos licenciamentos ambiental e sanitário que já são informatizados e mostrar as boas práticas adotadas em diversas cidades”, reforçou.
Para a engenheira ambiental de Santo Antônio do Jacinto, Nicássia de Almeida, ser uma multiplicadora é fundamental para os desenvolvimentos das atividades municipais. “Além de contribuir para a eficácia das administrativas, é importante que os servidores se atualizem para ter facilidade ao manusear os sistemas e compreender de fato os procedimentos dos licenciamentos para a abertura e o fechamento das micro e pequenas empresas”.
*Com informações da AMM