Os prefeitos (as) e secretários (as) que participaram da comitiva da ABM no Smart City Business America edição Curitiba já estão discutindo com as equipes das Prefeituras os projetos e experiências apresentados no evento e que podem melhorar a gestão de seus municípios. A entidade foi representada por 20 cidades e participou ativamente dos debates promovidos durante o evento. O presidente, Eduardo Tadeu Pereira, mediou debate ‘O papel dos governos locais e do setor privado frente aos desafios do desenvolvimento urbano sustentável’, promovido pela ONU Habitat. O vice-presidente Marcos Nascimento, prefeito de Patrocínio Paulista/SP, representou a ABM na mesa de abertura.
Em sua terceira edição, o evento com relevância internacional recebeu representantes de cidades, instituições, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento, empresas e empreendedores, que participaram de debates e atividades sobre serviços voltados para a construção de cidades inteligentes. Para o vice-presidente da ABM, Marcos Ferreira, prefeito de Patrocínio Paulista/SP, o conceito de cidade inteligente está vinculado à alternativas tecnológicas, mas ele alerta que os prefeitos (as) devem incorporar outros valores e políticas. “Parece-me que cidade inteligente está relacionada com processos racionais de gestão com o auxílio da tecnologia. Contudo esses fatores devem integrar-se com afetividade e solidariedade. Agora fica a missão de implantarmos em nossas cidades os projetos apresentados no evento “, avalia.
Divino Alexandre, prefeito de Panamá/GO e presidente da Federação Goiana de Municípios, também considerou a experiência produtiva do ponto de vista do aprendizado e destacou o ano na relação entre a ABM e seus associados e diretores. “O balanço do evento foi muito positivo e a boa relação entre os prefeitos e a ABM foi muito marcante”, afirma.
Leia mais aqui sobre a participação da ABM no Smart City Curitiba.