A Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (AMAB) realizou a posse de sua nova diretoria na última sexta-feira (15), em Valparaíso de Goiás, cidade da nova presidente, a prefeita Lucimar Conceição. O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu Pereira, prestigiou a abertura do evento e oficializou a filiação de Valparaíso e de Planaltina de Goiás à entidade.
Lucimar Conceição falou sobre os desafios que deve enfrentar em sua gestão. “Teremos a missão de fortalecer a AMAB e dinamizar sua atuação e o apoio de outras entidades, como a ABM, será fundamental nesse processo”, avalia. Ela ainda destacou a grande demanda dos municípios por capacitação. “Os municípios têm grande dificuldade para elaboração de projetos. Aqui em Valparaíso temos a sorte de ter um servidor que sabe trabalhar com o SICONV e está capacitando os demais, porém isso é raro entre as Prefeituras. Vamos focar nossa atuação nessa área”.
O presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, parabenizou a nova diretoria e colocou a entidade à disposição para contribuir com o fortalecimento da AMAB. “Os municípios estão assumindo uma carga muito pesada em serviços que são de responsabilidade de outros entes. Estamos discutindo o Congresso a necessidade de incorporar na Lei de Responsabilidade Fiscal uma cláusula que determine formas de ressarcimento nesses casos e também a implantação de uma Mesa Federativa, para que as entidades municipalistas possam participar dos debates entre deputados e senadores no que diz respeito a votação de projetos de lei que interferem no cotidiano das Prefeituras”.
Na ocasião, Eduardo apresentou o Manual Tributos, Incentivos Fiscais e os Pequenos Negócios que a ABM desenvolveu em parceria com o SEBRAE, através do projeto ‘Municípios e Desenvolvimento Local – Apoio à Gestão Municipal’ e ainda assinou a filiação das cidades de Valparaíso de Goiás e e Planaltina de Goiás, ao lado dos respectivos prefeitos.