Os municípios brasileiros já podem ter acesso ao Aplicativo Plano de Ação do programa Bolsa Família referente ao ano de 2015. Na ferramenta do SUASweb, as Prefeituras devem fazer o plano anual para receberem financiamentos do governo federal. Os valores e as metas para uso dos recursos federais no deverão ser lançados na ferramenta, assim como o Parecer do respectivo Conselho de Assistência Social sobre o planejamento.
Há uma seção que diz respeito ao Programa Bolsa Família (PBF) e ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), pois também deve ser planejada a utilização dos recursos baseados no Índice de Gestão Descentralizada (IGD-PBF). Esses valores devem ser destinados para: apoio à gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único e apoio a ações de participação e controle social do PBF e do Cadastro Único.O MDS elaborou uma oficina de capacitação a distância que orienta Gestores e Conselheiros no preenchimento do Plano de Ação. Ela pode ser acessada no endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/ead/oficinasead/
Os prazos finais para o preenchimento e para a aprovação do Plano de Ação de 2015 ainda serão definidos e divulgados pelo MDS. O relatório deve ser preenchido pelo/a Secretário/a de Assistência Social ou pelo/a Secretário Adjunto. Depois de o Plano ser finalizado, o/a Presidente do Conselho de Assistência Social preencherá o Parecer do Conselho. Nos dois casos, os/as responsáveis têm de utilizar as senhas pessoais de acesso ao Sistema de Autenticação e Autorização (SAA).