O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, defendeu em evento no mês de fevereiro, da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Capão da Canoa, no Rio Grande do Sul, que os governos Estaduais avaliem a possibilidade de se criar um departamento específico para assessorar municípios na elaboração de projetos de parceria administrativa com a União.
De acordo com Kassab, essa medida aumentaria a agilidade na tramitação, aprovação e liberação dos recursos. “A maioria dos municípios tem corpo técnico e infraestrutura restritos e dificuldades orçamentarias e financeiras, portanto essa assessoria especializada ajudaria não só em maior eficiência, como na elaboração de um banco de projetos que ficariam à disposição das futuras gestões”, afirmou Kassab.
Durante a palestra, os secretários nacionais de Saneamento Ambiental, Transporte e Mobilidade Urbana, Programas Urbanos e Habitação tiraram dúvidas sobre encaminhamentos de projetos dos prefeitos da região ao Ministério das Cidades.
Cerca de 400 pessoas participaram da Assembleia Geral de Verão da Famurs , entre prefeitos e autoridades, no salão da Sociedade Amigos de Capão da Capoa (SACC), litoral norte gaúcho.