O ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, tomou posse como ministro das Cidades no último dia 5, em Brasília. Ele recebeu o cargo do então ministro Gilberto Occhi, que passará a comandar o Ministério da Integração Nacional. Para o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, é importante ter a frente da pasta um ex-prefeieto. “O Kassab foi prefeito de uma das cidades mais dinâmicas do nosso país, que concentra uma série de demandas que são comuns aos municípios brasileiros, portanto, é positivo que o Ministério das Cidades, responsável por programas essenciais para o desenvolvimento municipal, tenha essa sob seu comando alguém com essa experiência”, avalia.
O presidente ainda informou que já encaminhou um ofício à Kassab para discutir possíveis parcerias com a ABM. “Queremos ser interlocutores entre os prefeitos e o Ministério das Cidades, com o objetivo de ampliar o acesso dos municípios aos projetos da pasta”.
O novo ministro sinalizou que devem ampliar os programas que beneficiam as prefeituras. “Junto com prefeitos, governadores e movimentos sociais vamos ampliar a fortalecer as diretrizes nacionais do desenvolvimento urbano”, disse.
Ele citou que sua gestão irá participar ativamente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) e da terceira fase do Minha Casa Minha Vida, além de trabalhar para concretizar a carteira de R$ 143 bilhões para obras de mobilidade urbana em todo o Brasil.
O Conselho das Cidades (ConCidades), no qual a ABM tem representação, também será fortalecido. Segundo o ex-prefeito, o maior Conselho da Esplanada dos Ministérios terá importante papel na definição das diretrizes para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Ele lembrou que a atuação do Conselho garantiu a aprovação do Plano Nacional de Saneamento Básico durante a 5° Conferência Nacional das Cidades.
O Ministério das Cidades atua nas áreas de habitação, saneamento, trânsito, infraestrutura e planejamento urbano.
O Ministro
Gilberto Kassab foi duas vezes prefeito de São Paulo, entre 2006 e 2012. Ele assumiu a prefeitura da capital paulista pela primeira vez após a renúncia de José Serra, de quem era vice-prefeito.
Graduado engenheiro civil e economista, foi deputado federal por duas legislaturas (1999-2003 e 2003-2007), renunciou em 1º de janeiro de 2005 para assumir o mandato de vice-prefeito em São Paulo.
Também foi eleito vereador em 1992 pelo extinto PL. Filiou-se ao PFL (atual DEM) em 1995, alcançando a vice-presidência do partido em 1996 e a presidência em 2007. Em março de 2011, Gilberto Kassab fundou o Partido Social Democrático (PSD). Ele é presidente nacional da legenda.