O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Eduardo Tadeu Pereira, foi recebido na última quarta-feira (11), pelo Secretário Executivo da Secretaria de Direitos Humanos, Claudinei do Nascimento. O objetivo do encontro foi colocar a entidade à disposição para parcerias com o órgão e propor projetos e atividades que fomentem o ideal de direitos humanos nos municípios brasileiros, através das gestões municipais.
Durante a reunião, Eduardo falou sobre a sua experiência no Fórum Mundial das Cidades pelos Direitos Humanos 2014, promovido em Gwangju, na Coreia do Sul. “Representantes de governo locais de diversos países manifestaram a importância de se promover a garantia dos direitos humanos no âmbito local e pleitearam a inclusão desse eixo no conceito de desenvolvimento sustentável das cidades”, relatou.
Ele ainda expôs as grandes responsabilidades que os municípios brasileiros têm assumido nesse contexto. “Os três entes federativos têm papel fundamental na promoção dos direitos humanos, porém as Prefeituras são o nível de governo mais próximo dos cidadãos e, portanto, quem faz com que as políticas públicas cheguem ‘até a ponta’, no caso a população”, explica o presidente, destacando a necessidade de trabalhar o tema de forma específica com as gestões municipais e os técnicos que trabalham com políticas de garantia dos direitos humanos.
De acordo com Claudinei do Nascimento, “a Secretaria de Direitos Humanos está trabalhando para resgatar o significado e os valores dos direitos humanos e os municípios podem ser importantes agentes nessa missão, já que são as Prefeituras que fazem o primeiro atendimento ao cidadão que sofre violação”.