Prefeito Zelmute Marten representou os 4.890 municípios com menos de 50 mil habitantes em debate com ministros e governadores sobre governança multinível do Acordo de Paris
Em um marco para o municipalismo brasileiro, o prefeito de São Lourenço do Sul/RS e vice-presidente de Cidades Resilientes da ABM, Zelmute Marten, integrou o Painel Ministerial de Alto Nível sobre Governança Multinível para o Acordo de Paris, realizado na segunda-feira (11) na Zona Azul da COP30. O gestor dividiu a mesa com autoridades como Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Jader Barbalho Filho, ministro das Cidades; Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte; e Marcelo Britto, enviado especial para os estados da Amazônia da COP30; sob mediação de Aloísio Melo, secretário nacional de Mudança do Clima.
Diante de plateia composta por líderes nacionais e internacionais, Marten apresentou números contundentes sobre a realidade municipal brasileira: “Dos 5.570 municípios do nosso país, 4.890 têm menos de 50 mil habitantes”. Representando essas cidades frequentemente invisibilizadas em fóruns globais, o prefeito gaúcho detalhou a dimensão da vulnerabilidade vivenciada no território: “Sou prefeito de um município de 43 mil habitantes, que, de 1983 para cá, todos os anos está em situação de emergência ou calamidade em razão de eventos climáticos extremos”.
O prefeito concluiu sua fala com uma constatação que ecoou pelo pavilhão: “Quem mais sofre são os mais pobres, as mulheres e as comunidades que estão em regiões de periferias”.
Governança multinível na prática
A participação de Marten no seleto painel simbolizou a materialização do conceito de governança multinível, reforçando o posicionamento da ABM como articuladora fundamental entre o local e o global. Durante sua intervenção, o vice-presidente da associação reforçou o compromisso da entidade com o multilateralismo e a mobilização de prefeitos em torno do que denominou “consciência cidadã” diante da crise climática.
A ministra Marina Silva destacou a importância da inclusão dos entes locais na implementação das metas do Acordo de Paris, enquanto o ministro Jader Barbalho Filho reforçou o compromisso da pasta em manter canais permanentes de diálogo com os municípios.
A presença da ABM neste painel de alto nível consolida a estratégia da associação de garantir que os municípios deixem de ser apenas executores de políticas, e passem a ocupar o lugar de formuladores e corresponsáveis na construção da agenda climática nacional.






