A Associação Brasileira de Municípios (ABM) estará presente na Cúpula de Prefeitos do Urban 20 (U20) e no G20 Social, que ocorrerá de 14 a 17 de novembro no Rio de Janeiro. Este evento, que pela primeira vez terá uma programação aberta ao público geral, reunirá prefeitos e delegações de mais de 100 cidades para debater soluções urbanas e o futuro das cidades em meio aos desafios climáticos.
“É uma grande oportunidade para os municípios brasileiros mostrarem ao mundo suas ações e iniciativas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirma o presidente da ABM, prefeito Ary Vanazzi. “A ABM apoia a realização do U20 deste ano. Nossos prefeitos estarão presentes em diversos momentos do evento, apresentando o trabalho realizado pela Associação na agenda climática e de desenvolvimento sustentável. Queremos apresentar ao mundo que o Brasil repensa seu pacto federativo por meio do Conselho da Federação e da Comissão Nacional para os ODS, e que não existe saída para a crise climática sem o protagonismo das cidades.”
Destaques da participação da ABM:
A programação aberta ao público ocorrerá de 14 a 16 de novembro, com diversas atividades e debates. No dia 17, será realizada a plenária que reunirá prefeitos/as e delegações de mais de 100 cidades. A ABM lidera duas atividades e participa de outras duas, são elas:
- Dia 14 | 10h30: Localização dos ODS no Brasil: Aliança Multinivel para a Agenda 2030 (Palco Principal do U20, Armazém da Utopia)
Apresentação do primeiro Relatório Subnacional Voluntário do Brasil, um documento elaborado pela ABM com apoio da Organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) sobre ações e desafios municipais na Agenda 2030. O evento contará com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo; do presidente da ABM, prefeito Ary Vanazzi; da Diretora-Executiva do ONU-Habitat, Anaclaudia Rossbach; da Secretaria-Geral da CGLU, Emilia Saiz; e outros especialistas. - Dia 14 | 16h: Fórum Supercidades
Debate sobre o papel das educadoras ambientais, climáticas e antirracistas na construção de cidades mais justas e sustentáveis, com participação do Diretor-Executivo da ABM, Eduardo Tadeu. - Dia 15 | 15h: Encontro “Comprometendo-se com a ação: a abordagem brasileira para uma governança climática multinível”
Apresentação do “Compromisso pelo Federalismo Climático”, resolução desenvolvida pelo Conselho da Federação para localizar a agenda CHAMP (Coalizão de Alta Ambição para Parcerias Multíniveis para Ação Climática) no Brasil. O Conselho da Federação tem como uma de suas principais pautas pensar o federalismo climático brasileiro e é reconhecido como o principal canal para a implementação da CHAMP no país. O encontro contará com a presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; do ministro das Cidades, Jader Filho; do vice-presidente da ABM, prefeito Adinan Ortolan; do Governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; e de representantes da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos e do C40 Cities. - Dia 15 | 15h: Lançamentos do ODS 18 (Igualdade Étnico Racial) e da Cartilha “ODS ao seu Alcance”.
Lançamento oficial e apresentação da experiência brasileira na construção e operacionalização de um novo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dedicado à promoção da igualdade étnico-racial. A ABM é uma das grandes defensoras do lançamento do ODS 18 e tem atuado ativamente na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na elaboração desse novo Objetivo.
Além disso, a ABM participará da 5ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), que será realizada no dia 14, das 8h às 12h, paralelamente ao G20 Social.
“Estamos animados em apresentar o primeiro Relatório Subnacional Voluntário do Brasil sobre os ODS e discutir como vamos implementar a CHAMP por meio do Conselho da Federação, com o Compromisso pelo Federalismo Climático”, destaca Eduardo Tadeu, Diretor Executivo da ABM. “A Cúpula de Prefeitos do U20 apresenta uma oportunidade única para fortalecer a nossa rede de parceiros e avançar na construção de cidades mais justas, sustentáveis e resilientes.”, finalizou.