Em um momento crucial para o combate às mudanças climáticas, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), representados por seus respectivos ministros, Alexandre Padilha e Marina Silva, promoveram o 2º Seminário “Desafios da Federação: Caminhos para a construção do federalismo climático no Brasil”. Realizado no âmbito do Conselho da Federação, nessa terça-feira (3), no Palácio do Itamaraty, o encontro reuniu diversos especialistas e autoridades, com a participação da ministra do Tribunal Constitucional da Alemanha, Ines Härtel, e do presidente da ABM, o prefeito Ary Vanazzi (de São Leopoldo/RS).
O evento, em continuidade ao Compromisso pelo Federalismo Climático (Resolução CFe Nº 03), destacou a importância da colaboração entre os diferentes níveis de governo para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. A Associação Brasileira de Municípios (ABM) reforçou a importância dos municípios brasileiros com a agenda ambiental. “Eles estão na linha de frente do combate às mudanças climáticas”, afirmou Vanazzi. “É fundamental que os três níveis de governo trabalhem em conjunto para implementar políticas públicas eficazes e garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações.”
Durante o seminário, foram apresentadas diversas iniciativas e experiências de gestão climática em diferentes municípios brasileiros. Além disso, os participantes debateram sobre os desafios enfrentados pelas cidades e buscaram soluções conjuntas para superá-los.
“A partir da tragédia no Rio Grande do Sul [especialmente no município de São Leopoldo], apresentamos um pouco da nossa experiência de resiliência e de busca por soluções, a citar no tema dos diques, que são extremamente importantes, e também na construção de política ambiental que possa dar sustentabilidade e resolver definitivamente esse problema”,finalizou o presidente da ABM.
A realização deste evento demonstra a crescente importância da questão climática na agenda política brasileira. Ao reunir prefeitos, representantes do governo federal e especialistas, o seminário contribuiu para fortalecer o diálogo e a cooperação entre os diferentes atores envolvidos na construção de um futuro mais sustentável para o país.