Ministra Nísia Trindade destaca papel dos gestores municipais no enfrentamento da dengue
No último sábado (3), a Associação Brasileira de Municípios (ABM) participou do lançamento virtual do Centro de Operações de Emergência contra a dengue e outras arboviroses (COE Dengue). A cerimônia contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que ressaltou a importância dos gestores municipais no combate à dengue em todo o país: “A mensagem agora é de ação conjunta, do Ministério da Saúde, prefeitos, governadores e toda a sociedade. Vamos unir o Brasil contra a dengue, é hora de prevenir e cuidar”.
O COE Dengue tem como objetivo possibilitar uma maior celeridade na vigilância e na análise da situação para enfrentar a disseminação da doença no país. Além dos membros das Secretarias responsáveis, o Centro conta com a colaboração de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e dos conselhos estaduais e municipais de saúde.
De acordo com a ministra, além da central de monitoramento, foi estipulado – em circunstâncias emergenciais – um recurso adicional de 10% para cada estado e município. Além disso, está previsto um montante de R$ 140 milhões para a execução de ações relacionadas ao atendimento da população.
“Os gestores municipais devem nortear a população, com a finalidade de erradicar os locais de reprodução do mosquito da dengue, impedindo a propagação da doença. A recomendação é evitar qualquer oportunidade para o desenvolvimento do Aedes aegypti. Para isso, é preciso que todos estejam atentos aos perigos e vistoriem regularmente seus espaços”, declarou Gilmar Dominici, vice-presidente de Relações Institucionais.