Brasília, 08 Novembro 2023 – No IV Encontro Nacional de Municípios, promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), em Brasília, nesse 7 de novembro, foi realizada a cerimônia de reconhecimento a 16 cidades brasileiras pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia. As cidades de Abaetetuba (PA), Barcarena (PA), Belém (PA), Brasiléia (AC), Cáceres (MT), Canoas (RS), Carinhanha (BA), Cordeirópolis (SP), Francisco Morato (SP), Jandaíra (RN), Quissamã (RJ), São Cristovão (SE), São Leopoldo (RS), Sirinhaém (PE), Sobral (CE) e Xapuri (AC) foram agraciadas com medalhas em reconhecimento ao seu excepcional progresso na luta contra as mudanças climáticas e na promoção de acesso à energia sustentável.
Essas medalhas foram concedidas em três categorias distintas: mitigação de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas e conformidade com todas as metas do Pacto. As cidades agraciadas demonstraram um compromisso inabalável com a construção de um futuro mais sustentável junto ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia e com o apoio da União Europeia.
O evento ocorreu no Painel «Por um Brasil sustentável rumo à COP 30», promovido pelos Coordenadores Nacionais do Pacto Global de Prefeitos no Brasil, e contou com a presença de autoridades do Governo Federal, prefeitas e prefeitos brasileiras e instituições parceiras do Pacto Global de Prefeitos. Esse reconhecimento é um testemunho do trabalho árduo e dedicado em busca de soluções climáticas eficazes para os municípios da América Latina.
Segundo Stephanie Horel, Diretora do Programa para as Américas da Delegação da União Europeia no Brasil e uma das autoridades que entregou os prêmios às cidades, «O compromisso e os esforços dos municípios brasileiros são um exemplo inspirador de como as cidades podem liderar o caminho na luta contra as mudanças climáticas. Estamos orgulhosos de apoiar suas iniciativas e celebrar seus avanços significativos.»
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia no Brasil está comprometido em apoiar e celebrar as cidades que avançam em suas ações climáticas, visando um futuro mais sustentável, com o apoio da União Europeia e a colaboração da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Instituto Alziras, Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e ICLEI América do Sul.
Consulte todas as fotografías do evento no link.