O ministro de Relações Institucionais Alexandre Padilha, participando na manhã desta quarta-feira, 29, da assembleia geral da Associação Brasileira de Municípios (ABM), anunciou a prorrogação, por Medida Provisória, da Lei 8.666/93 que rege as licitações públicas. O anúncio foi bastante comemorado pelos prefeitos presentes ao evento.
A ABM realizou sua assembleia geral para eleição da nova diretoria e o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, foi reconduzido ao cargo de presidente. A presença do ministro Padilha contribuiu também para informações importantes do governo federal sobre as relações com os municípios, com retomada do diálogo federativo que não ocorreu nos últimos quatro anos, especialmente.
Na ABM, há motivos para comemoração já que esta era uma demanda apresentada pela entidade ao novo governo desde a fase de transição. “Foi uma vitória do movimento municipalista e especialmente para nós da ABM que estávamos solicitando junto ao governo Lula que desse mais prazo aos prefeitos para se adequarem à nova legislação. Com a edição desta Medida Provisória, anunciada aqui na assembleia geral pelo ministro Alexandre Padilha, grande parte das Prefeituras fica mais tranquila e com tempo de adaptação à nova lei. Foi sem dúvida uma vitória nossa”, destacou o presidente Ary Vanazzi.