Na tarde dessa sexta-feira (24) o presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira, participou da segunda rodada de painéis do Seminário Internacional da Rede FALP e do Encontro Regional de Municípios no Salão Nobre da Antiga Prefeitura, em São Leopoldo (RS).
O primeiro debate teve como tema “O acordo de Paris ameaçado: Quais são as respostas das metrópoles frente aos desafios ambientais?” no qual foi debatido ações que os municípios podem usar para aplicar a agenda 2030 em seus governos.
Na fala do secretário executivo do ICLEI, Rodrigo Perpétuo, que falou sobre a representação do ICLEI nos municípios. Ele representa a voz dos governos locais perante a ONU. E que além disso oferece cursos de capacitação, apoio técnico e treinamento aos municípios para se adequarem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030. Para concluir, Rodrigo afirmou que o ICLEI está dentro da ONU para apoiar e não deixar a retirada de diretos que foram conquistados.
O ambientalista e ex-diretor da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, explicitou o significado desses eventos na situação de crise brasileira e que isso representa a riqueza local sendo reconhecida pela sociedade. Nelton explicou que as crises são sistêmicas e que, com isso, há várias crises dentro das crises e por isso é tão difícil resolver as situações de forma eficaz, principalmente relacionado ao meio ambiente. Para concluir o ambientalista falou que dentro desses cenários as pessoas e os governos precisam e uma ética ou, ainda, uma bioética.
Também participaram da mesa o vice-prefeito de Pikine no Senegal, Moussa Ndiaye, o vice-presidente da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente, Maurício Fernandes e o representante do ex-presidente da Corsan e atual secretário de meio ambiente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Paulo Farias. A mesa foi coordenada pelo secretário municipal de Meio Ambiente de São Leopoldo, Darci Zanini.
O evento foi finalizado com a mesa “Os desafios das cidades periféricas para construir metrópoles policêntricas para todas e todos” com participação do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o prefeito de Nanterre na França, Patrick Jarry, o prefeito de Pikine no Senegal, Abdoulaye Thimbo, o coordenador do Plano Estratégico da Associação de Municípios Ciudad Sur do Chile, Claudio Sule, a prefeita de Nova Santa Rita, Margareth Ferreti, o representante de Medellin na Colômbia Pablo Guzman moderado pelo fundador da Rede FALP, Antonio Aniesa.