Participantes do 9º Fórum Urbano Mundial assinam Termo de Comprometimento

Participantes do 9º Fórum Urbano Mundial assinam Termo de Comprometimento

Foi assinado por todos os participantes do 9º Fórum Urbano Mundial, que se encerrou nessa terça-feira (13), um Termo de Comprometimento para a localizar e ampliar a implementação da Nova Agenda Urbana como um acelerador para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O projeto Parceria Pelo Desenvolvimento Sustentável (PDS), foi representado nesse evento pelo coordenador técnico do projeto, Nelson Saulle.

No documento os participantes pedem a implantação de todos os esforços, meios e recursos disponíveis para a operacionalização do conceito de cidades para todos, garantindo que todos os habitantes, das gerações presentes e futuras, sem discriminação de qualquer tipo, possam habitar e produzir cidades justas, seguras, saudáveis, acessíveis, resilientes e sustentáveis ​​e assentamentos humanos para promover a prosperidade e a qualidade de vida de todos.

Eles acreditam que para ser implantado a Agenda 2030 nas cidades é preciso, dentre outros conceitos, reforçar o papel dos governos subnacionais e locais, sistemas de governança urbana que asseguram o diálogo contínuo entre os diferentes níveis de governo e a participação de todos os atores e o aumento da coordenação, transparência e responsabilização multinível e intersetorial.

Para encerrar o Termo, os participantes destacam que para que ocorra a aceleração da implementação da Nova Agenda Urbana nos municípios e países se dá somente através de estruturas, governança e parcerias e soluções inovadoras.

Para ler o documento completo acesse o link: http://wuf9.org/kuala-lumpur-declaration/