Associação Brasileira de Municípios (ABM) esteve presente nesta quarta-feira (8) na cerimônia de divulgação dos resultados do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diversas autoridades.
O Novo PAC contempla investimentos em áreas essenciais para o desenvolvimento municipal, como abastecimento de água rural, renovação de frota, prevenção em encostas, urbanização de favelas e regularização fundiária. Em meio às enchentes registradas no Rio Grande do Sul, o anúncio também contemplou R$ 1,7 bilhão para a prevenção de desastres.
A ABM foi representada pelo prefeito de São Cristóvão/SE e secretário-geral da entidade, Marcos Santana. Em seu discurso, Santana destacou a importância do Novo PAC para o progresso dos municípios brasileiros: “Trata-se de uma ferramenta crucial para o desenvolvimento do nosso país. Contudo, para garantir sua efetividade e atender às reais necessidades da população, é fundamental que os municípios sejam protagonistas na definição das políticas públicas. Nossas demandas devem ser ouvidas e consideradas desde a elaboração até a implementação dos programas.”