GUIA IAB PARA AGENDA 2030 RECEBEU MAIS DE 100 INSCRIÇÕES
A 2º Edição do Guia IAB para Agenda 2030 recebeu 113 projetos arquitetônicos/planos urbanísticos. Mesmo com o período curto o total foi considerado positivo. O material terá seu lançamento realizado durante o 27º Congresso União Internacional dos Arquitetos (UIA) 2021. Os projetos serão avaliados nas próximas semanas pela Comissão Editorial. O Guia é uma iniciativa do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). A Associação Brasileira de Municípios (ABM) participa da comissão de seleção dos trabalhos.
A Comissão é formada por 20 especialistas de 10 instituições parceiras da publicação e do Instituto de Arquitetos do Brasil: Rede ODS Brasil; Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA); *Associação Brasileira de Municípios (ABM)*; Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA); Associação Brasileira de Ensino da Arquitetura e Urbanismo (ABEA); Confederação Nacional dos Municípios (CNM); Casa Fluminense; Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU); Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR); e Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI América do Sul).
Serão selecionados novamente 51 projetos/planos, três por Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O resultado será divulgado na primeira semana de junho pelas redes sociais do IAB.
O Guia IAB para a Agenda 2030, ao apresentar uma seleção de projetos resultantes da atuação profissional de arquitetos e urbanistas brasileiros, “trouxe uma pequena e significativa amostra do compromisso dessa categoria com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela ONU”, destaca Cid Blanco, coordenador geral do Guia e coordenador do Grupo de Trabalho para a Agenda 2030 da Comissão de Política Urbana e Habitação Social do IAB.
Para a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a sustentabilidade do planeta e das cidades não é somente uma variável a mais a ser considerada, mas elemento central das atividades de projeto e planejamento. “O Guia IAB tornou-se referência para arquitetos e urbanistas, bem como para outros setores da sociedade” explica Patryck Araújo Carvalho, Secretário de Políticas Públicas e Relações Institucionais da FNA.
Sobre o Guia IAB para a Agenda 2030
Em 2020, o IAB – por meio do Grupo de Trabalho da Agenda 2030 da Comissão de Política Urbana e Habitação Social – produziu uma versão brasileira da publicação da Comissão da UIA, apresentando projetos de arquitetura e planos urbanísticos do Brasil que colaboram com cada um dos 17 ODS. O Guia IAB para a Agenda 2030, ao apresentar uma seleção de projetos resultantes da atuação profissional de arquitetos e urbanistas brasileiros, traz uma pequena e significativa amostra do compromisso dessa categoria com os ODS definidos pela ONU. A coleção de Guias produzirá um total de 10 edições até 2030.
Informações: iabcomissaopoliticaurbana@gmail.com.
Veja a 1ª Edição do Guia em: https://www.iabsp.org.br/guia_iab_agenda_2030.pdf