A Etapa Rio Grande do Sul da Oficina ABM Desenvolvimento Urbano Sustentável acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto. A atividade busca a capacitação de gestores públicos municipais, tendo como temas os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Nova Agenda Urbana (NAU).
A programação conta com as observações e contribuições de entidades parceiras do projeto, como a Rede ODS Brasil, Estratégia ODS, Programa Cidades Sustentáveis, ICLEI e da Associação de Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegra (GRANPAL). As atividades serão virtuais e coordenadas por Eduardo Pereira, Diretor Executivo e o Gilmar Dominici, Vice-presidente de Relações Institucionais, das 10 às 12 h.
Programação
Apresentação:
Frente à necessidade de as novas gestões municipais planejarem suas ações, é importante despertar prefeitos/as e gestores/as para a possibilidade de que o planejamento tenha como pano de fundo os ODS e a NAU, como forma de vincular as ações do município às agendas internacionais, além de buscar o desenvolvimento territorial sustentável.
As oficinas baseiam-se na experiência acumulada pela ABM com a realização do Projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável entre 2017 e 2020, com financiamento da União Europeia, e da construção do Observatório de Políticas Públicas Municipais, com foco nos ODS e na NAU, cujo financiamento contou com apoio da Embaixada Francesa no Brasil, e com m Conselho Estratégico Consultivo formado por diversas entidades governamentais, acadêmicas e da sociedade civil para orientar suas ações.
Objetivos:
– Apresentar a gestores e gestoras municipais a importância dos ODS e da Nova Agenda Urbana para o planejamento do desenvolvimento do território;
– Proporcionar a gestores e gestoras municipais ferramentas de planejamento com base nos ODS e NAU;
– Analisar as políticas públicas municipais desenvolvidas e planejadas e sua relação com os ODS e NAU.
Público:
– Prefeitos e prefeitas;
– Gestores e Gestoras municipais das áreas de Planejamento, Meio Ambiente, Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, entre outras;
– Público acadêmico ou de organizações da sociedade civil com interesse ou atividade relacionadas ao tema dos ODS e NAU.
Metodologia:
- As oficinas serão desenvolvidas em dois períodos de 3h00, em dias seguidos, por meio virtual;
- Os/as participantes terão tarefas definidas ao final da oficina, cuja entrega será requisitada para a emissão do certificado de participação, além da presença virtual na oficina;
- As oficinas contarão com a apresentação dos temas por especialistas, debates em plenária e/ou em grupos e amarração final de cada tema.
Dia 5 de agosto (quinta-feira)
Apresentação vídeo 75 anos da ABM |
Mesa de abertura com dirigentes da ABM e convidados/as |
Apresentação de participantes |
Apresentação da ABM e da importância de planejar as ações do município com base nos ODS e NA |
Apresentação dos ODS e da NAU |
Debate em plenário ou em grupos sobre ações que os municípios fazem ou planejam fazer que se relacionam com os ODS e a NAU |
Fechamento dos debates |
Dia 6 de agosto (sexta-feira)
Retomada dos debates do dia anterior |
Apresentação do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) |
Apresentação de uma experiência de planejamento com base nos ODS e NAU (Observatório) – Francisco Morato |
Debate sobre essa experiência e sobre a apresentação do PCS |
Apresentação de uma agenda prática para a implementação do planejamento com base nos ODS |
Fechamento do dia e da oficina – apresentação do Observatório de Políticas Públicas Municipais |
Avaliação |
Link para inscrição https://abm.org.br/desenvolvimentosustentavel2/