O cientista norte-americano Yaneer Bar-Yan acredita que a eliminação da transmissão do vírus da Covid-19 é “uma tarefa difícil, mas não impossível”. Em sua opinião, as autoridades locais têm importância fundamental nesse processo e as ações devem ser focadas na prevenção e na ação compartilhada entre as comunidades. A intervenção ocorreu no webinário “Covid Zero: cenários e alternativas para os municípios no enfrentamento da pandemia”, realizado no dia 28 de abril. O evento foi uma parceria da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Rede CoVida e Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).
Saudando os participantes na abertura do evento, Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo (RS) e presidente da ABM, fez questão de lembrar o momento vivido pelos municípios brasileiros no combate à Covid-19. “É grave, principalmente pela desarticulação federativa nas ações de enfrentamento à pandemia. Mas é sempre importante ouvir o trabalho e as orientações dos cientistas, pois são elas que nos baseamos para orientar nossas atividades”, destacou.
Mauricio Barreto, médico e PHD em Epidemiologia, representando a Abrasco, ressaltou a importância do SUS e suas bases nos municípios, e que através do trabalho na área da saúde foi possível enfrentar a pandemia. Também destacou a importância dos municípios na criação de políticas sociais para combater a fome nesse momento de calamidade.
Yaneer Bar-Yam, que coordena uma rede global com mais de 4 mil voluntários para fornecer informações e diretrizes para políticas públicas de enfrentamento à Covid-19, disse que importante reconhecer a importância central da atuação dos prefeitos, pois, “ao final das contas, são as lideranças comunitárias que podem levar ao êxito o enfrentamento da pandemia”.
A Secretária de Saúde de Juiz de Fora (MG), Ana Pimentel, concordou com a afirmação do cientista norte-americano. Lembrou que os municípios brasileiros convivem em um Pacto Federativo, com responsabilidades distribuídas e complementares e regramentos nacionais, como o SUS. “Precisamos lembrar que a pandemia tem características globais, mas também um contorno local em cada cidade. É preciso destacar esse aspecto”, destacou.
Dimas Urban, prefeito de Pirassununga (SP) e vice-presidente para a Saúde da ABM, relatou a situação em seu município e as medidas e estratégias adotadas para o enfrentamento da pandemia. Disse, porém, que a medida de maior impacto na redução da transmissão é o isolamento social.