A terceira oficina “Diálogos sobre a Agenda Pós-2015” será realizada nesta segunda e terça-feira, 4 e 5 de maio, no Palácio do Planalto, em Brasília. São esperados assessores internacionais de estados, Distrito Federal e municípios para aprofundar o debate sobre a nova agenda global de desenvolvimento sustentável. O presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira participará da mesa Habitat III –uma nova agenda global para o desenvolvimento urbano em debate, às 14 horas, nesta terça-feira (5), junto com representantes das demais entidades municipalistas, do Ministério das Cidades e do IPEA. Confira aqui a programação
Entre os temas em debate, destaca-se a definição dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que vão substituir a Declaração do Milênio firmada por 189 nações em setembro de 2000 que estabeleceu os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
As negociações internacionais sobre os novos objetivos tiveram início na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro e devem ser concluídas até setembro de 2015 quando acontece a 68° Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Todos os países-membros da ONU contribuem, durante a Assembleia, com os seus posicionamentos em relação à nova agenda de desenvolvimento que entrará em vigor ainda este ano.
O novos objetivos devem conter metas concretas sobre temas como: tornar as cidades mais inclusivas e sustentáveis e erradicar a pobreza.
A realização da oficina é parte do esforço do governo federal para incorporar as demandas dos estados e municípios na posição brasileira. Outras duas oficinas já foram realizadas para dialogar com os entes subnacionais sobre o assunto, além de uma consulta pública.