O segundo evento do ciclo ABM Debate vai priorizar as discussões e esclarecimentos aos gestores municipais sobre as alternativas de obtenção de recursos financeiros junto a agências nacionais, regionais e internacionais para o financiamento das políticas públicas locais. Serão realizados três painéis temáticos no próximo dia 17 de março, a partir da 10 h, com transmissão pelo Youtube pela TV ABM. Foi convidada para fazer a abertura a Deputada Federal Flávia Arruda (PL-DF), presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO).
O tema Captação de Recursos: Quais as alternativas para os Municípios hoje? está na agenda das prefeituras brasileiros. O desempenho econômico do país em 2021 é uma grande interrogação que se estende para a capacidade de arrecadação no exercício fiscal em andamento.
Assim, pensar alternativas para o financiamento das políticas públicas municipais é “uma necessidade concreta na conjuntura econômica”, pondera Gilmar Dominici, Secretário Executivo da ABM.
Serão realizados três painéis durante o evento com a participação de instituições financeiras com objetivos e linhas de ações diferenciadas que possibilitarão aos gestores municipais “uma visão completa, abrangente e detalhada das opções disponíveis para as prefeituras”.
O Painel 1 vai reunir representantes das instituições financeiras tradicionais como a Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco Nacional Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No Painel 2, as entidades internacionais com atuação no país como o Banco Mundial (BM), Associação Francesa de Desenvolvimento (AFD) e União Européia. Fechando o ciclo, o Painel 3, com os bancos com atuação regional, como o Banco do Nordeste (BN) e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
A inscrição já está disponível para os interessados e pode ser realizada pelo link abm.org.br/abmdebate-17-03-2021.