A Prefeitura de Belém promoveu, nos dias 3 a 4 de agosto, o Fórum das Cidades Amazônicas. O evento reuniu prefeitos e prefeitas dos países Pan-amazônicos – Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela –, com vistas a promover políticas públicas e fortalecer o protagonismo dos municípios no impulsionamento da urbanização sustentável na região.
A ABM foi representada pelo diretor executivo Eduardo Tadeu, Valentina Falkenstein e membros da diretoria. A entidade esteve a frente da sessão “capacidades institucionais para um futuro sustentável” e na mesa “iniciativas para desenvolvimento de futuras ações do Fórum de Cidades Amazônicas”.
“Os prefeitos e prefeitas, gestores e gestoras estão aqui preocupados com a contribuição das cidades ao desenvolvimento sustentável. A ABM contribui com essa articulação, a fim de evidenciar o potencial dessa região central para o mundo”, destacou Eduardo Tadeu.
A prefeita Fernanda Hassem, de Brasiléia/AC, ressaltou que pauta dos municípios tem que está casada, alinhada com o Governo Federal. “Um dos meus maiores anseios é a capacitação de técnicos responsáveis pela elaboração de projetos. Mas sigo cheia de esperança, que o governo eleve a qualidade de vida do povo brasileiro, do povo acreano”, pontou a gestora, que também compõem o conselho deliberativo da ABM.
Outra participação de destaque foi do prefeito Renato Ogawa, de Barcarena/PA, que apresentou exemplos implementados no seu município. “É importantíssimo dá voz às prefeituras. Hoje, Barcarena trabalha totalmente alinhada com os ODS, os objetivos de desenvolvimento sustentável, e busca influenciar outras cidades. Tivemos a felicidade de inaugurar, quinze dias atrás, uma usina fotovoltaica, onde atenderemos 87 escolas, com uma energia limpa e sustentável”.
Por fim, o Secretário Especial de Assuntos Federativos/SRI, André Ceciliano, enfatizou e parabenizou a realização do evento. “O Brasil voltou! Estamos aqui representando o Governo Federal, pois precisamos dessa articulação com organismos internacionais, associações e entidade municipalistas. Belém está de parabéns! Nos próximos anos o mundo estará de olho na nossa Amazônia.”