Cadastre sua iniciativa no Observatório de Políticas Públicas relacionadas aos ODS

Cadastre sua iniciativa no Observatório de Políticas Públicas relacionadas aos ODS

A ABM integra o GT Boas Práticas, coordenado pela Câmara Temática Parcerias e Meios de Implementação dos ODS. Juntamente com diversas organizações, órgãos governamentais, entidades municipalistas e de pesquisa, o GT tem como objetivos principais a sistematização de boas práticas e iniciativas nacionais e internacionais que colaborem para o alcance das metas de implementação e da Agenda 2030. Além disso, visa também propor mecanismos que contribuam para o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia buscando atingir os Objetivos e Metas da Agenda 2030.

Nesse sentido, convidamos a todos os municípios para inscrever boas práticas e iniciativas nas áreas descritas acima no link: http://abm.org.br/ods/observatorio-cadastro/. O questionário é muito simples e rápido de ser respondido, e servirá como um panorama do trabalho que vem sendo desenvolvido em todo o país. A proposta é ter o máximo de iniciativas bem sucedidas relacionadas aos ODS cadastradas na plataforma, a fim de sistematizar os avanços que os municípios têm feito na Agenda 2030.

Participam do GT as seguintes instituições: Instituto Espinhaço; Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (ANDIFES); Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC); do Ministério do Meio Ambiente (MMA); Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV) e Rede ODS Brasil.

Sobre o projeto Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável

O “Parceria pelo Desenvolvimento Sustentável – Projeto pelo Fortalecimento dos Municípios para a Promoção da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Municípios (ABM) e do Instituto Pólis com financiamento da União Europeia no Brasil. Ao longo de três anos, estão sendo desenvolvidas ações gratuitas com o objetivo de contribuir para a participação ativa e o aumento da capacidade das autoridades e gestores locais na coordenação e promoção de ações, planos e projetos de desenvolvimento territorial local, mediante processos participativos para a implantação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e da Nova Agenda Urbana, ambas formuladas no âmbito da Organização das Nações Unidades (ONU).

A capacitação dos gestores municipais executada pelo projeto PDS contribuiu para o fomento do desenvolvimento territorial e o reconhecimento, por parte das autoridades locais, de que os ODS já faziam parte de sua gestão. Nesse sentido, houve um empoderamento das autoridades e gestores/as locais, tornando-os/as protagonistas da conscientização em torno dessas agendas e de sua concretização.

Ao oferecermos capacitação para os/as gestores/as e monitorarmos e avaliarmos as iniciativas criadas e/ou desenvolvidas a partir dessas capacitações, qualificamos a implementação das políticas públicas relacionadas aos ODS e a NAU, gerando boas práticas e exemplos a serem seguidos em todo o território nacional. Já foram realizadas sete edições da oficina em municípios de diferentes regiões brasileiras: em Montes Claros (MG), Teresina (PI), São Luís (MA), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Recife (PE) e Juazeiro do Norte (CE).

Compartilhar esta postagem